-
Arquitetos: Estudio Valdés +
- Área: 169 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Cristóbal Valdés
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desafio desta casa de veraneio em Puertecillo, Chile, é abrigar uma família com mais de cinco integrantes, privilegiando a amplitude dos espaços comuns e quartos eficientes que tragam conforto aos seus usuários em uma área reduzida.
O volume alongado é seccionado em três partes: um centro de conexão, o hall de entrada, uma seção transparente de ambientes comuns e uma seção opaca de ambientes privados.
O programa posiciona as áreas comuns, cozinha-sala de jantar e sala de estar, na parte transparente conectando-as com o exterior, e as salas privadas, os quartos, no lado opaco, de forma a proteger sua privacidade e isolá-los do ruído da área comum.
A forma é a de um galpão alongado que tem sua altura ocupada de acordo com o uso do recinto, amplitude na área comum e ambientes de três níveis nos quartos das crianças para maximizar sua capacidade. O volume está sobre pilotis para atingir a altura necessária que possibilita uma visão clara do mar, acima da copa das árvores. Todos os ambientes oferecem vistas para o mar, mas apenas os recintos comuns têm transparência em ambos os lados, integrando o terraço frontal e o jardim posterior, sob um grande espaço com diferentes usos.
A materialidade é maioritariamente madeira, no exterior tábuas de pinus protegidas com um selante de tom escuro, que camufla a casa com a envolvente, e no interior a madeira de lenga, na sua cor natural clara. Ripas de eucalipto também são usadas para criar treliças estrategicamente posicionadas, nos banheiros proporcionando privacidade, no terraço coberto e na churrasqueira abrigando do vento, e na claraboia por onde penetra a luz.
Os terraços são o coração da casa, um conjunto de espaços interligados que, dependendo do tempo e da temperatura, veem sua utilização mudar. O terraço principal, no topo da área comum interior, possui uma lareira e uma cobertura de vidro para proteger do frio. O terraço da frente está exposto ao sol e tem a melhor vista para o mar. O jardim posterior, onde está a churrasqueira, é um espaço exterior aberto, porém, abrigado do vento.
Os quartos estão dispostos consecutivamente e são isolados acusticamente uns dos outros através dos banheiros, sendo o quarto principal o mais afastado, estando mais protegido do ruído.
O paisagismo é constituído por um jardim perimetral de espécies soltas que circundam a casa, cobrindo a estrutura de estacas na frente e enquadrando o acesso e o setor da lareira na parte posterior. A transparência das janelas da área comum reforça a continuidade visual do ambiente natural, atenuando os limites entre o interior e o exterior, permitindo a vista para o mar desde o jardim posterior e conferindo à cozinha, sala de jantar e sala de estar a sensação de estar fora mesmo estando dentro.